PACTO GNÓSTICO NOX
http://www.psynet.net/nox 



O Teatro da Magia


A Magia é mais que uma necessidade hoje, e tem um alcance muito maior que no seu período xamânico; suas aplicações e funções no século XX são mais abrangentes.
Ela pode ser utilizada como:

  1. terapia;
  2. antídoto;
  3. religião;
  4. disciplina;
  5. caminho;
  6. teatro,
ou qualquer combinação destas seis utilizações.

Como toda forma de teatro, quanto melhor a interpretação de alguém, mais interessante será. E, quanto mais interessante for, mais provável será o aperfeiçoamento da interpretação de alguém.

O objetivo do mago é fazer com que sua interpretação atinja o potencial máximo de sua capacidade, e é com isto na mente que se oferece as seguintes improvisações que poderão ajudar o futuro mago a obter uma maior flexibilidade no Teatro da Magia.

Anonimato

A utilização de máscaras sem rosto num ritual traz muitas vantagens.
  1. Qualquer pessoa que deseje ficar no anonimato poderá valer-se de sua utilização.
  2. Em local cuidadosamente escolhido ou indicado, a utilização de máscaras pelos celebrantes fará com que o tempo e as descrenças sejam mais fàcilmente abolidos. Ver um rosto conhecido, do mesmo modo que ver um objeto familiar, traz alguém de volta ao aqui e agora.
  3. A sonoridade da voz é ampliada por uma máscara bem-feita.

Efeitos Sonoros

A utilização de ruídos incomuns pode ter um efeito surpreendente, especialmente naqueles que desconheçam a origem destes ruídos. Música eletrônica ou música tocada de trás para frente pode ser útil, mas o mago achará mais benéfico para si e seus companheiros se ele mesmo criar sons estranhos no próprio local da magia. Por exemplo, uma bola de gude rolada lentamente no interior de um pandeiro pode causar um efeito desorientador quando corretamente utilizada num local externo, do mesmo modo que um bambú ou um cano de metal com água suavemente balançado de um lado para o outro. O som de um chifre para chamar boi cria uma gnose própria.

Caracterizações

  1. Adote uma postura de conexão total com o universo e de sucesso em todos os seus empreendimentos e atividades. Isto produz efeitos extraordinários.
  2. Adote uma postura do tipo "sou o ser mais afortunado do planeta". A sorte será uma conseqüência lógica para este tipo de postura mental.
  3. Mude seus hábitos. Por exemplo, pare de roer suas unhas ou de fumar por dois meses. Então volte aos antigos hábitos. Por mais dois meses altere arbitràriamente outros hábitos como, por exemplo, a utilização da mão esquerda para realizar atos normalmente praticados com a direita ou vice-versa. Quem for ambidestro pode experimentar fazer isto com os pés.

Caminhar ao contrário
Passe um dia inteiro por mês andando e correndo de costas. Não olhe para onde você está indo, para desenvolver uma técnica que lhe permita evitar grandes objetos ou buracos. As práticas seguintes poderão ser úteis neste sentido.

Visão às cegas

Os cegos freqüentemente desenvolvem um sentido extra que os ajuda a evitar objetos em seu caminho. É possível para pessoas que enxergam desenvolver este sentido a um ponto tão formidável que elas consigam, por exemplo, guiar uma bicicleta de olhos vendados.

Inicialmente, a técnica consiste em memória e visualização detalhada do lugar a ser trilhado com os olhos vendados, enquanto se tenta 'ver' com o corpo inteiro ao invés de apenas com os olhos. Após alguma prática, será possível para qualquer um diferenciar as cores desta forma. Peritos neste técnica, depois de passar dez anos ou mais aperfeiçoando-a, podem até ler livros desta forma. Caminhar em terreno acidentado em noites sem lua, longe da iluminação das cidades, ajuda a desenvolver esta habilidade.

Adrenalina

Coloque-se em situações precárias ou perigosas o mais freqüentemente possível. Da mesma forma que chamar sua atenção sobre como a vida tem sido boa para você até agora, esta atividade amplia a capacidade de premonição. Este fenômeno mental é impossível de explicar ou descrever. Ele tem que ser experimentado. Ainda por cima, ele aumenta a atividade liminar espontânea, durante a qual os lampejos de premonição acontecem com maior probabilidade.

O Fantasma da Ópera

Este processo traz poucos benefícios além do interesse acadêmico de observação de seus resultados e será necessária a prática muito bem-feita de um ritual de banimento posterior ao mesmo.

Teoria: um poltergeist é um aglomerado de energia indirecionada criada espontâneamente por adolescentes de ambos os sexos.

Fato: se a atenção de um grupo de adolescentes for inteligentemente direcionada por um indivíduo carismático para a possibilidade da existência de uma 'presença' num local específico, a atividade do poltergeist inevitàvelmente acontecerá.

Nota: não tente isto se você não for capaz de controlar as energias pouco sutis que serão criadas nem se você não conseguir manter a calma do grupo durante a atividade do poltergeist. Embora inicialmente seja divertido e sem maiores conseqüências, o comportamento de um homúnculo deste tipo pode fàcilmente fugir ao controle. Durante a experiência mantida pelo autor deste texto, janelas foram quebradas e vários objetos foram destruídos. Além disto, não apenas as pessoas relacionadas à experiência foram afetadas por ela. Pessoas adultas que não tiveram nada a ver com a experiência e que nem souberam dela posteriormente contaram-me que mantiveram 'contatos' realistas comigo, incluindo visão e voz, sem que eu soubesse. Outras pessoas sensíveis foram afetadas de maneiras muito diversas para que se consiga descrever.

Uma poderosa técnica de banimento foi necessária para livrar a casa de seu hóspede indesejado e o autor diz que preferiria caminhar um milhão de quilômetros sobre cacos de vidro antes de realizar novamente a experiência em questão.

Cristais

O poltergeist poderia ter sido acalmado de outra forma. Há uma tradição mágica que diz que os demônios podem ser aprisionados pelos cristais e o autor fez bom uso desta informação para resgatar o poder de um aglomerado de energia instável de origem desconhecida que o afligia. É improvável que ninguém tenha conseguido trabalhar adeqüadamente o sistema de Abra Melin em virtude de ele ter encapsulado uma energia reconhecida e descrita pelo Mago sob um nome específico. Tais energias são excreções ou extensões de Kia do mesmo modo que braços e pernas; elas são arquétipos, essências expelidas pelo ser corretamente estimulado. A técnica da magia é reconhecer e ordenar estas energias, algumas das quais parecem ser mais poderosas que o próprio organismo. Os cristais, entretanto, são os seres mais geométricamente ordenados do universo, quer sejam naturais, como o quartzo, ou químicos, e esta sentido natural de ordem pode ser aproveitado com sucesso.

Aglomerados de energia turbulenta (demônios) podem ser concentrados em cristais sólidos e ali mantidos até que o mago seja capaz de reabsorvê-los sem efeitos colaterais indesejados. Tradicionalmente, o cristal pode ser limpo em água corrente.

De modo análogo, energias ou poderes deficientes no mago podem ser trabalhados pela utilizaçã de formas cristalinas de crescimento rápido, como cloreto de cobalto em placas de vidro, como sigilos; sigilos sólidos que podem ser observados em seu crescimento e que podem ser fàcilmente destruídos pela absorção do poder gerado pelo ritual. Do mesmo modo, elementos químicos de cores variadas podem ser utilizados para tipificar funções diversas.

Armas Mágicas

Invente novas armas mágicas e confira a elas poder mágico para fins específicos. Uma bengala ou cajado para auxiliá-lo em caminhadas noturnas pode ser um bom começo. Evite ao máximo as armas tradicionais (espada, bastão, taça, adaga, pantáculo), a não ser que realmente surtam o efeito desejado.

Ganho através de sacrifício

Cuidadosamente, sem poupar detalhes, construa uma arma mágica de qualquer tipo. A confecção terá sido correta se: a) a arma mágica for de uso puramente pessoal e b) se a mesma assisti-lo com sucesso na realização de alguma função mágica específica.

Em tempo: você construiu uma arma mágica pessoal utilizando toda a sua habilidade. Ela é bela, poderosa e uma extensão de você mesmo. Durante algum tempo você a utilizou e aumentou o seu carisma de modo a já estar quase confiando nela.

Então, quando uma grande quantidade de energia para uma determinada operação mágica for necessária, destrua a arma mágica ou dê a mesma de presente a alguém. A energia liberada por este sacrifício é muito maior que o poder gerado pelo uso da arma. É claro que as operações que exigem tal quantidade de energia não acontecem o tempo inteiro. Muitos magos morreram sem jamais terem feito uso dos instrumentos que construíram para esta finalidade.

Objetos como Sigilos

Um pedaço de pau, uma peça de joalheria, qualquer objeto que possa ser carregado pode ser utilizado como sigilo. Este será programado pela função subconsciente da mesma forma que qualquer outro sigilo, exceto pelo fato de ter sido desenhado para exercer sua influência apenas sobre um determinado tipo de situação ou quando segurado de uma forma especial. Em virtude disto, ele pode ser multi-funcional. Quanto mais livre for a mente do mago, tanto mais versátil será a arma mágica.

Perfumes como Sigilos

Fabrique você mesmo os seus perfumes e transforme-os em sigilos para a ampliação de funções específicas como poder pessoal, magnetismo, atração sexual, capacidade intelectual e assim por diante. Ao proceder assim, mantenha em mente a teoria que prega que o sentido olfativo 'fala' subliminarmente ao organismo. As essências devem ser escolhidas apenas após terem sido prèviamente experimentadas e as atribuições tradicionais das mesmas terem sido completamente alteradas. O mago poderá concluir, por exemplo, que alfazema excita a pele e não o espírito (como é popularmente dito), e que cânfora aumenta o desejo de matar insetos voadores ao invés de ampliar as clássicas propriedades da esfera da sefirot Netzach.

A Meditação da Escadaria
(para uso na gnosis liminar)

Imagine-se no topo de uma enorme escada em espiral cujas dimensões sejam tão vastas que sua curvatura mal possa ser percebida. Vestido de manto cerimonial ou nu, armado de seus instrumentos mágicos ou desarmado, comece a caminhar lentamente, observando detalhes como a textura do tapete ou a suavidade do mármore. Quando a gnosis ocorrer, observe as pessoas que passam por você no caminho de subida ou de descida, bem como quaisquer outros detalhes.

Esta é uma meditação muito útil para se voltar no tempo, isto é, para treinar a memória mágica, sendo que cada degrau representa um período de tempo. As imagens recebidas durante o estado de gnose podem ser examinadas posteriormente e utilizadas como chaves para outras experiências liminares.

A Espiral Astral
(para uso na gnosis liminar) Imagine a escuridão vazia do infinito, sendo você um ponto invisível num ponto invisível. Imagine uma vasta espiral para a qual você está sendo atraído e pela qual você será inevitàvelmente tragado, uma espécie de 'buraco negro'. A espiral conduz a um universo paralelo ou a qualquer outro lugar que você gostaria de ir e é um instrumento valioso para se experimentar aquilo que se chama popularmente de 'viagem astral'. À medida que você for sendo sugado pela espiral, construa uma forte imagem do lugar onde você quer estar e então a gnosis acontecerá. A evidência prática pode ser utilizada no exame dos resultados obtidos.

Adivinhação

Invente novos métodos de adivinhação, quanto mais bizarros e incomuns, melhor. Exemplo: examine a sombra projetada por uma mulher nua numa tela iluminada de computador e prognostique as principais notícias do dia seguinte para o continente sul-americano.

Todos os esquemas de adivinhação são arbitrários, servindo apenas para disparar uma habilidade específica normalmente 'adormecida'. A questão se resume a encontrar o gatilho que exerça o maior efeito possível sobre sua capacidade pessoal.

Anátemas Zoológicos

Colecione um certo número de caracóis ou lesmas e permita que se alimentem por vários dias de plantas com virtudes mágicas, como, por exemplo, a beladona. Coloque-os depois numa caixa com cevada para remover o lodo e então ferva-os em água com o sabor que quiser. Quando o líquido tiver sido reduzido à metade, deixe-o esfriar e beba-o.

Vinho Sacramental

Uma garrafa de vinho tinto não será suficiente. O vinho concede ao mago uma boa oportunidade de exercer sua habilidade alquímica. O vinho pode ser inteiramente feito pelo mago através da utilização de ervas adequadas a trabalhos específicos, alucinógenos naturais fermentáveis ou cocções com efeitos semelhantes. De qualquer modo, seu sabor deve ser incomum e provocante.


Texto recebido pela Internet, sem referência de autor.
Se você puder colaborar para identificar o autor
e/ou o tradutor do artigo, entre em contato conosco.


  RETORNAR AO ÍNDICE

RETORNAR À PÁGINA PRINCIPAL