Clipagem


Jornal O Povo (Ceará)
19/11/2001
http://www.noolhar.com/opovo/vidaearte/72320.html

Introdução a uma crítica da literatura pop

No final de 1999, André Takeda resolveu editar uma versão demonstrativa de Clube dos Corações Solitários e enviá-la a todas as editoras. "Hoje não mandaria a todas", diz ele. A maioria nem respondeu. Então Takeda fez algumas cópias para distribuir a quem quisesse ler e a tiragem chegou a 300 exemplares que se espalharam por todo o Brasil. Também ficou à disposição no site que criou para receber contos de toda parte, a TXTmagazine.com. Lá, o autor considera que o arquivo do Clube foi baixado por volta de mil vezes.

Atacando por outro lado, um grupo de gaúchos resolveu montar sua própria editora. A Livros do Mal (http://www.livrosdomal.org) reúne Guilherme Pilla, Daniel Galera e Daniel Pelizzari. Com o apoio da Prefeitura de Porto Alegre, os dois últimos conseguiram lançar suas obras, cuja venda ainda está restrita àquela capital.

Pelizzari, autor de Ovelhas que voam e se perdem pelo céu, levantou uma polêmica discussão quando escreveu o texto "Introdução a uma crítica da literatura pop" e o lançou na Internet. Para ele, muitos pretensos escritores surgidos na rede possuem textos muito semelhantes entre si, sugerindo-lhe falta de leitura. "Sem método ou um anti-método - que exige conhecimentos do método -, não há literatura", escreve Daniel.

O uso da narrativa em primeira pessoa, o amor como tema dominante e a presença de personagens masoquistas e passivos seriam características que aproximariam essa produção dos "folhetins românticos publicados neste país no século retrasado", na visão de Pelizzari.

"O que chamam de 'literatura pop' poderia ser chamado de neo-romantismo. (...) A maioria destes autores não está pretendendo criar nada além de puro entretenimento. Até aí, nada de errado. (...) O problema é que se está perdendo uma boa oportunidade de utilizar a ficção como instrumento de crítica e análise", argumenta Daniel Pelizzari. (TA)